Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/237
Título: Efeito residual do composto orgânico do lixo, suplementado com adubo mineral, e do inoculante, na produção e fixação do N2 por Caupi
Autor: Stamford, Newton Pereira
Silva, Israel Pereira da
Palavras-chave: Poluição;Adubos e fertilizantes;Plantas - Efeito do nitrogênio
Data do documento: 1985
Citação: STAMFORD, Newton Pereira; SILVA, Israel Pereira da. Efeito residual do composto orgânico do lixo, suplementado com adubo mineral, e do inoculante, na produção e fixação do N2 por Caupi. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, v.1, n.1, p. 75-88, 1985.
Abstract: Foram conduzidos três experimentos consecutivos em casa de vegetação, para avaliar o efeito residual de níveis crescentes de composto orgânico do lixo (0, 25, 50, 75 e 100% v/v de solo), com e sem adição de adubo mineral NPK (50-50-50) e inoculação com Rhizobium, sobre a produção de matéria seca e a fixação do dinitrogênio por caupi, crescendo num solo Podzólico Vermelho Amarelo Latossólico. A aplicação do adubo mineral mostrou efeito na produção de matéria seca no experimento inicial, especialmente no tratamento sem adição de resíduo, observando-se diminuição gradativa da resposta nos dois experimentos residuais. A partir do segundo experimento o tratamento com adubo mineral NPK não mostrou diferença para o nível 25% de composto orgânico sem NPK e com inoculanle. O efeito residual do composto orgânico foi evidente tanto para a produção de matéria seca como na nodulação, na fixação do dinitrogênio e no N total acumulado na parte aérea. A inoculação com a estirpe J-01 não teve efeito na produção de matéria seca no experimento inicial, mas mostrou melhores resultados nos experimentos residuais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/237
Aparece nas coleções:v. 1, n. 1, 1985 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v1_n1_1985_agro_06.pdf516,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.