Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2274
Título: A importância do letramento literário para a formação juvenil a partir da experiência do grupo jovens em cena do SESC Santo Amaro no Recife
Autor: Melo, Osmar Morais Santos de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4399950491476893
Orientador: Paes, Iêdo de Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
Palavras-chave: Letramento;Educação não-formal;Teatro
Data do documento: 2019
Citação: MELO, Osmar Morais Santos de. A importância do letramento literário para a formação juvenil a partir da experiência do grupo jovens em cena do SESC Santo Amaro no Recife. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A prática de leitura é uma viagem incessante ao mundo do conhecimento e imaginário. Quando esta viagem ocorre no universo da literatura, certamente haverá de consolidar ainda mais valores importantes à formação pessoal de cada indivíduo envolvido em processos sofisticados de leitura e interpretação. O presente trabalho de pesquisa visa não somente o resgate da experiência de letramento literário, a partir darelevante contribuição do grupo Jovens em Cena do SESC Santo Amaro, no Recife,como também compartilhar a experiência exitosa de atuação em processos de educação não formal intermediado pela literatura. Portanto, pretende-se defender aimportância do letramento literário como estratégia fundamental para o desenvolvimento da leitura associada ao teatro, e fortalecimento da ideia de atuação de agentes privados na oferta de serviços artísticos e culturais para a juventude em processos de educação não formal, expertise do Serviço Social do Comércio (SESC),com atividades que envolvam as artes cênicas e o teatro. Em linhas gerais, a pesquisa partiu do resgate sobre a encenação do espetáculo “A Viagem de um Barquinho, deSílvia Orthof. Observando a literatura que reconhece o letramento literário como metodologia importante para o desenvolvimento do processo de leitura e de interpretação textual, admite-se a importância dessa metodologia para a prática pedagógica em ambientes formais de educação, bem como acontecem em ambientes voltados à educação não formal.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2274
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_osmarmoraissantosdemelo.pdf286,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.