Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Gustavo Henrique da Silva-
dc.contributor.authorRocha, Rayane Branco de Lima-
dc.date.accessioned2020-03-17T19:42:10Z-
dc.date.available2020-03-17T19:42:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROCHA, Rayane Branco de Lima. O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2094-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.pt_BR
dc.description.abstractThis research has the general objective to overcome difficulties of reading the students through a systematic work with the literary text in the school. As specific objectives to diagnose the main reading difficulties of the students to develop reading skills through planned didactic action with the literary text, to identify the students' progress in reading skills and to verify the implications of the didactic action with the literary text for the formation of the reader. As a theoretical contribution, we have used some studies on the systematic teaching of reading (BRANDÃO, 2009; KOCH and ELIAS, 2012; LEAL and MELO, 2006; and SOLÉ, 2014) and literature (RITER, 2009; and COSSON, 2010 and 2014). This research was of action-research type, with a qualitative approach. In the analysis of the data we noticed that the students showed satisfactory results from the systematized application of reading with a literary text.pt_BR
dc.format.extent92 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPesquisa-ação em educaçãopt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.titleO uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5167740437126995pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rayanebrancodelimarocha.pdf13,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.