Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcanti, Yone Vila Nova-
dc.contributor.authorSobral, Geisiane Maiara Tenório-
dc.date.accessioned2020-02-13T13:10:45Z-
dc.date.available2020-02-13T13:10:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOBRAL, Geisiane Maiara Tenório. Imunologia na escola: uma abordagem importante no tocante educação e promoção em saúde. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1977-
dc.descriptionA interação entre saúde e educação, seja no ambiente escolar ou no serviço de saúde, é muito importante para o alcance da qualidade de vida. Ao estabelecer a relação entre a saúde do corpo e o sistema imunológico, os estudantes podem perceber várias condicionantes que influenciam na qualidade da saúde das pessoas. O objetivo deste trabalho foi abordar o sistema imunológico em uma escola pública do município de Recife, a fim de contribuir para a educação e promoção da saúde. A abordagem ocorreu em uma escola pública,no dia 29 de novembro de 2018. Foi realizada uma capacitação em que consistiu de uma aula lúdica, interativa e uma oficina sobre as células e principais processos do sistema imunológico. No total, 13 crianças participaram da capacitação. Ao responderem questionário sobre o sistema imunológico, nenhuma demonstrou ter conhecimento prévio sobre o assunto. Todas participaram da oficina, construíram os processos do sistema imunológico e apresentaram para os colegas. A capacitação foi bem avaliada e todos consideraram que a capacitação contribuiu para a melhoria de seus conhecimentos sobre o sistema imune e a saúde dos indivíduos, evidenciando a importância da temática para suas vidas. A abordagem mostrou ser importante já que contribuiu para ampliação do conhecimento dos estudantes sobre o sistema responsável pela saúde física dos indivíduos. Tais conhecimentos figuram papéis valorosos para uma das etapas formativas de suas vidas, sobretudo porque, conhecer o corpo e como ocorrem os processos defensivos de seu sistema imune é importante para o fortalecimento de práticas que lhes auxiliem ao melhor funcionamento de sua imunidade, propiciando uma vida mais saudável.pt_BR
dc.description.abstractThe interaction between health and education in the school environment or in the health service is very important for achieve quality of life. By establishing the relationship between body health and the immune system students may perceive several conditioning factors that influence the quality of people's health. The objective of this work was to approach the immune system in a public school in Recife to contribute to the education and health promotion. The approach occurred on november 29, 2018 in a public school. There was a training with a playful, interactive class and a workshop. 13 students participated in the training. When they answered the questionnaire about the immune system they showed that they did not know about the system. Everyone participated in the training, built the immune system processes on posters and presented to their colleagues. The training was well evaluated and everyone considered the training contributed to the improvement of their knowledge about the immune system and the health of the people showing the importance of the theme for their lives. The approach proved to be important since it contributed to the expansion of students' knowledge about the system responsible for the individuals physical health. Such knowledge has valuable roles in one of the formative stages of their lives, especially because knowing the body and how the defensive processes of their immune system occur is important for the strengthening of practices that help them to function better in their immunity giving them a healthierlife.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistema imunológicopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAprendizagem em equipe na educaçãopt_BR
dc.titleImunologia na escola: uma abordagem importante no tocante educação e promoção em saúdept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8845151770663436pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3476206328790443pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_geisianemaiaratenoriosobral.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.