Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1855
Título: O zumbi e o distópico: uma análise sociopolítica na trilogia Apocalipse Z
Autor: Santos, Rafael Barbosa dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3348804895051394
Orientador: Silva, Monaliza Rios
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8558188707796223
Palavras-chave: Utopias na literatura;Análise do discurso;Distopias na literatura;Literatura espanhola
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: SANTOS, Rafael Barbosa dos. O zumbi e o distópico: uma análise sociopolítica na trilogia Apocalipse Z. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This work aims to analyze the utopian/dystopian in the Trilogy Apocalypse Z, authored by Manel Loureiro Doval (2010; 2011), from the studies of Marques (2014) and Claeyes (2010). Thus, it seeks to cover the three novels that make up the trilogy, analyzing different aspects in each work. In the first novel, the utopian/dystopian apocalíptic zombie is presented; while the others, the dystopian linked to the social politician. The presence of the zombie provided, in the work, a reflection on human behavior in chaotic situations, allowing us to observe that the monstrous, in the trilogy, manifests itself in other dimensions. The analysis of the trilogy contributed to a better reflection on the zombie, distancing him from the non-grateful figure for an important political-social reflection, investigating aspects such as: machism, religious, and social organizations presented in the corpus. The studies on the posthuman allowed a new view on the zombie character, because it ceases to be seen on the sidelines and is now understood as an important symbol for various metaphors, from manipulated/slave to human denial. It is characteristic of the dystopias to be set in a post-apocalyptic setting, but in the analyzed trilogy we have an addition to this scenario: the zombie apocalypse. It was possible to see that the trilogy is configured as utopian/dystopian by presenting in its narrative controlling and oppressive societies that arise amid the chaos of the zombie apocalypse.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o utópico/distópico na trilogia Apocalipse Z, de autoria de Manel Loureiro Doval (2010; 2011), a partir dos estudos de Marques (2014) e Claeyes (2010). Desta forma, busca-se abranger os três romances que compõem a trilogia, analisando aspectos diferentes em cada obra. No primeiro romance, apresenta-se o utópico/distópico apocalíptico zumbi; enquanto os demais, o distópico ligado ao político-social. A presença do zumbi proporcionou, na obra, uma reflexão sobre o comportamento humano em situações caóticas, possibilitando observar que o monstruoso, na trilogia, manifesta-se em outras dimensões. A análise da trilogia contribuiu para uma melhor reflexão acerca do zumbi, distanciando-o da figura non grata para uma importante reflexão político-social, investigando aspectos como: o machismo, o religioso, e as organizações sociais apresentadas no corpus. Os estudos sobre o pós-humano possibilitaram uma nova visão sobre o personagem zumbi, pois este deixa de ser visto à margem e passa a ser entendido como símbolo importante para diversas metáforas, desde o manipulado/escravo à negação humana. É característico das distopias serem ambientadas em um cenário pós-apocalíptico, porém na trilogia analisada temos um acréscimo a este cenário: o apocalipse zumbi. Foi possível constatar que a trilogia se configura como utópica/distópica por apresentar em sua narrativa sociedades controladoras e opressivas que surgem em meio ao caos do apocalipse zumbi.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1855
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rafaelbarbosadossantos.pdf561,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.