Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1853
Título: Análise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médio
Autor: Soares, Maria Fernanda
Orientador: Santos, Eudes da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8701527300251171
Palavras-chave: Língua portuguesa - Gramática;Livros didáticos;Língua portuguesa - Estudo e ensino
Data do documento: 26-Jul-2019
Citação: SOARES, Maria Fernanda. Análise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médio. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This research aimed to analyze how the teaching of grammar is presented with in a third-year high school book, identifying what type of grammar is brought in the textbook, since the last year of high school is understood as decisive in the life of Students. The analysis was performed through a mapping of the support, and three activities offered in textbook were chosen to be observed as the teaching of grammar is willing, respectively of the first and second unit, because the third and fourth do not present Grammar, but linguistic analysis Mendonça (2006). The notions of grammar presented in this research that gave basis for the analyses were from Travaglia (2009). The discussions about the teaching of grammar at school were based on the texts of Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) and Brazil (1998). The methodology used was a qualitative analysis Cordoba & Silveira (2009) and Flick (2009), also of documentary Nature Lüdke and André (2012). Finally, data analysis can be understood that the normative grammar is the most used in the classroom, and it is interesting to note that the use of textual genres as a base for their teaching makes them easy to understand in the teaching Learning process.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como é tratado o ensino de gramática em um livro de terceiro ano do ensino médio, identificando qual o tipo de gramática é trazido no Livro Didático (LD), visto que o último ano do Ensino Médio é entendido como decisivo na vida dos estudantes. A análise foi realizada através de um mapeamento do suporte, e três atividades ofertadas no LD foram escolhidas para serem observadas como o ensino de gramática está disposto, respectivamente da primeira e segunda unidade, porque a terceira e quarta não apresentam gramática, mas Análise linguística que é conceituada por Mendonça (2006). As noções de gramática apresentadas nessa pesquisa que deram embasamento para as análises foram de Travaglia (2009). As discussões sobre o ensino de gramática na escola foram embasadas nos textos de Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) e Brasil (1998). A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa dos autores Córdova & Silveira (2009) e Flick (2009), além de qualitativa essa pesquisa foi de cunho documental conceituada por Lüdke e André (2012). E por fim compreendeu-se que a gramática normativa é a mais utilizada em sala de aula, sendo interessante observar que a utilização dos gêneros textuais como base para o seu ensino tornando-a de fácil compreensão no processo de ensino aprendizagem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1853
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariafernandasoares.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.