Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Marcos André Nunes-
dc.contributor.authorSilva, Ednaldo Luiz da-
dc.date.accessioned2020-01-23T11:59:10Z-
dc.date.available2020-01-23T11:59:10Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Ednaldo Luiz da. O trato com o conteúdo jogo nas aulas de educação física em escolas de referência no estado de Pernambuco. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1798-
dc.descriptionO jogo é um fenômeno que está presente em todo o mundo, fazendo parte do quotidiano de todas as camadas sociais e é praticado com diversas intenções. Dentro do ambiente escolar, especificamente no componente curricular Educação Física, o jogo é um conteúdo a ser ensinado, porém, por muitas vezes nas aulas de Educação Física observamos o jogo sendo utilizado como um meio para abordar outros conteúdos, ou até mesmo como recreação ou premiação, como se o jogo não fosse um fenômeno dotado de conhecimentos. Está pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo Jogo é tratado nas aulas de educação física em escolas de referência no Estado de Pernambuco, assim como também busca caracterizar o jogo como conteúdo da Educação Física e identificar o uso de documentos oficiais como norteadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Foram aplicados questionários a professores do componente curricular Educação Física de doze (12) escolas de referência situadas na zona norte do Recife. Através desses questionários foi verificado que os professores das respectivas escolas utilizam os documentos oficiais na construção de seu planejamento e o conteúdo jogo se faz presente nas aulas de educação física. Também foi possível concluir que seis (6) dos participantes utilizam o jogo primeiro como uma ferramenta pedagógica e os outros seis (6) utilizam prioritariamente como conteúdo fim. Isso mostra a necessidade de uma formação continuada para os professores da rede Estadual, para que os mesmos possam entender que o jogo no âmbito da educação física se constitui primeiro como um conhecimento da cultura corporal que deve ser apreendido e compreendido pelos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractGambling is a phenomenon that is present throughout the world, being part of the daily life of all social classes and is practiced with different intentions. Within the school environment, specifically in the curriculum component Physical Education, the game is a content to be taught, however, many times in Physical Education classes we observe the game being used as a means to address other content, or even as recreation or awards, as if the game were not a phenomenon with knowledge. This research aims to analyze how Game content is treated in physical education classes in reference schools in the State of Pernambuco, as well as to characterize the game as Physical Education content and identify the use of official documents as guiding practice. of teachers of Physical Education. Questionnaires were applied to teachers of the Physical Education curriculum component of twelve (12) reference schools located in the north of Recife. Through these questionnaires it was verified that the teachers of the respective schools use the official documents in the construction of their planning and the game content is present in the physical education classes. It was also possible to conclude that six (6) of the participants use the game first as a pedagogical tool and the other six (6) use primarily as the end content. This shows the need for continuing education for teachers of the state network, so that they can understand that the game in the context of physical education is first constituted as a knowledge of body culture that must be understood by students.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO trato com o conteúdo jogo nas aulas de educação física em escolas de referência no estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1710065331840562pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2739394540779281pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ednaldoluizdasilva.pdf711,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.