Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1590
Título: Acompanhamento da produção do couro wet-blue de caprinos e ovinos no curtume Cabritos da Floresta no munícipio de Floresta-PE
Autor: Souza, Leandro Emanoel Mira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5068797427634565
Orientador: Silva, Fabiana Maria da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3782949109950763
Palavras-chave: Curtumes;Caprino -Criação;Ovino -Criação
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Leandro Emanoel Mira de. Acompanhamento da produção do couro wet-blue de caprinos e ovinos no curtume Cabritos da Floresta no munícipio de Floresta-PE. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Resumo: O estágio foi realizado no curtume Cabritos da Floresta no município de Floresta-Pe, no período de 18/04/2018 a 17/07/2018 totalizando 330 horas.Nesse período foi possível conhecer todos os setores do curtume,desde a chegada das peles de caprinos e ovinos na salgadeira até a obtenção do couro wet-blue propriamente dita. O primeiro setor de estágio foi a salgadeira,onde observou-se a chegada da matéria prima, separação das peles de caprinos e ovinos, organização das partidas e enviou para o caleiro; no caleiro foi acompanhado todos os processos desde o remolho até a depilação; no descarno foi observado a retirada de matérias indesejáveis como pelo, gordura e carnes; no curtimento foi acompanhado todos o processo para a produção do couro wet-blue desde a descalcinação até o curtimento propriamente dito; na enxuga através de processo mecânico foi acompanhado a retirada do excesso de água das peles; na classificação foi observado o padrão de classificação, os defeitos e a finalidade de cada tipo de classificação e pôr fim a medição, processo no qual a área das peles são medidas para posteriormente serem comercializadas em m2.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1590
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_leandroemanoelmiradesouza.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.