Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1569
Título: Sistema de produção de bovinos leiteiros da empresa Agroceres Multimix Nutrição Animal em Patrocínio - MG
Autor: Nascimento, Caline Angélica de Menezes Sá
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6041570887952345
Orientador: Martins, Jorge André Matias
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9617318260953422
Palavras-chave: Bovinos de leite;Leite;Estagiários - Treinamento
Data do documento: 2018
Citação: NASCIMENTO, Caline Angélica de Menezes Sá. Sistema de produção de bovinos leiteiros da empresa Agroceres Multimix Nutrição Animal em Patrocínio - MG. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Resumo: As atividades correspondentes ao estágio supervisionado obrigatório foram desenvolvidas no Centro de pesquisa “Professor José Maria Lamas da Silva”da empresa AGROCERES MULTIMIX -Nutrição Animal, localizada em Patrocínio-MG, durante o período de 2 de abrila 29 de junho de 2018.As atividades do estágio foram realizadas nos cinco setores pecuários que compunham o centro de pesquisa:a suinocultura (gestação, maternidade, creche, recria e terminação), avicultura (frangos de corte, postura e matrizeiro),bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e fábrica de ração. As avaliações realizadas em cada setor eram baseadas nas necessidades do mercado, mais especificamente nos desempenhos dos animais segundo as rações produzidas pela empresa. Pelo fato do setor de bovinocultura de leite ser novo, ainda não estava sendo realizada nenhuma pesquisa, apenas passando por fase de adaptação. O sistema de criação de bovinos de leite é tipo Freestall, com capacidade para 72 vacas, porém durante o período de estágio se encontravam apenas 21, sendo 19 em lactação. A ordenha realizada duas vezes ao dia é de mecânica em linha alta, com capacidade para seis vacas por vez. Todo o sistema era lavado antes e depois da ordenha, de forma automatizada. A recria das bezerras é feita em piquetes na área externa. A reprodução era realizada por inseminação artificial com sêmen sexado, e o procedimento era realizado por um veterinário devidamente habilitado. A produção média diária por vaca era de 26 litros de leite. O leite produzido era armazenado em taque de resfriamento e vendido para laticínio local. A alimentação dos animais era composta por volumosos(feno e silagem), e concentrado (produzido pela própria empresa para o período de lactação, pré-parto e recria). O arraçoamento era realizado por um vagão forrageiro para as vacas no galpão e manualmente para os animais da recria. A realização das atividades desenvolvidas no Centro de pesquisa da Agroceres MULTIMIX forma de suma importância para aprimorar as técnicas de criação nas áreas de suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, e em fábrica de ração.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1569
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_calineangelicademenezessanascimento.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.