Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1536
Título: Desenvolvimento e validação do módulo de gestão de usuários do SysAPAE
Autor: Andrade, Vinícius de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1580359132681549
Orientador: Albuquerque, Hidelberg Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0955255065576989
Co-orientador : Souza, Ellen Polliana Ramos
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/6593918610781356
Palavras-chave: Assistência social;Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;Tecnologia – Serviços de informação
Data do documento: 2019
Citação: ANDRADE, Vinícius de Oliveira. Desenvolvimento e validação do módulo de gestão de usuários do SysAPAE. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: The Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) is a social organization, whose main aim is to promote integral care for people with intellectual disabilities, and multiple. To meet users’ needs, the association is organized into four main areas: health, social assistance,financial and pedagogical. With this, a great amount of information is generated at all timesand much of this information are shared between these areas of the association. In interviewswith employees and volunteers of the APAE, it was noticed that the current management of user information, mostly done manually, makes it difficult to handle and share essential data among the APAE sectors. Besides that, to search for specific characteristics of the user or to know whichuser has already been answered, or is scheduled the attendance is impracticable, since for thisit would have to check manually all the fiches of the users. Considering the problem faced bythe association, this work has as general aim to develop a module to automate the processes ofmanagement of the social assistance area of the APAE of Serra Talhada-PE. The developmentof the solution, called SysAPAE, is divided into three stages. The first stage consists of thedefinition of the problem, where it was necessary to conduct a semi-structured interview with the employees about the processes they carry out in the APAE. The validation of these processes wasdone through the elaboration and validation of a diagram of the processes of the organization.The second stage consists of the development of the solution, the definition of the requirements,validation of the requirements, through the elaboration and validation of diagrams, as well asthe implementation and implantation of the system. The last step is to evaluate the solutionregarding its usability and satisfaction, in order to identify the improvements that the system hasbrought to the management and discover what to perfect in the system. With the validation ofthe system it was seen that the system was approved regarding the usability and satisfaction test.The social work team has proven that the system makes it possible to work with the informationof the APAE users, as well, to allow an environment of cooperation between the areas of theorganization and that the system improves the efficiency of the processes.
Resumo: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Para atender às necessidades dos usuários, a associação é organizada em quatro principais áreas: a área de saúde, assistência social, financeira e pedagógica. Com isto, uma grande quantidade de informação é gerada a todo momento e muitas destas informações são compartilhadas entre essas áreas da associação. Em entrevistas realizadas com os colaboradores e voluntários da APAE, percebeu-se que o gerenciamento atual das informações dos usuários, na sua grande maioria feita manualmente, dificulta o manuseio e compartilhamento de dados essenciais entre os setores da APAE. Além disso, para fazer buscas por características específicas do usuário ou para saber qual usuário já foi atendido, ou está agendado o atendimento é inviável, já que para isto teria que verificar manualmente todas as fichas dos usuários. Tendo em vista o problema enfrentado pela associação, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um módulo para automatizar os processos de gerenciamento da área da assistência social da APAE de Serra Talhada-PE. O desenvolvimento da solução, batizada de SysAPAE, está dividida em três etapas. A primeira etapa consiste na definição do problema, onde se fez necessário realizar uma entrevistar semiestruturada com os colaboradores sobre os processos que exercem na APAE. A validação destes processos foi feita através da elaboração e validação de um diagrama dos processos da organização. A segunda etapa consiste no desenvolvimento da solução, a definição dos requisitos, validação dos requisitos, através da elaboração e validação de diagramas, assim como a implementação e implantação do sistema. Já a última etapa consiste na avaliação da solução quanto a sua usabilidade e satisfação, com o objetivo de identifica as melhorias que o sistema trouxe a gestão e descobri o que aperfeiçoar no sistema. Com a validação do sistema foi visto que o sistema foi aprovado quanto ao teste de usabilidade e satisfação. A equipe da assistência social comprovou que o sistema viabiliza o trabalho com as informações dos usuários da APAE, assim como, permitir um ambiente de cooperação entre as áreas da organização e que o sistema melhora a eficiência dos processos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1536
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_viniciusdeoliveiraandrade.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.