Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1495
Título: Tumor venéreo transmissível (TVT) em cavidade nasal em cão: relato de caso
Autor: Araújo, Cícera Gorete de Barros
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3164085374272466
Orientador: Mattos, Lucilene Simões
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3094079221793336
Palavras-chave: Cão - Doenças;Linfoma;Metástase;Sarcoma
Data do documento: 29-Jan-2019
Citação: ARAÚJO, Cicera Gorete de Barros. Tumor venéreo transmissível (TVT) em cavidade nasal em cão: relato de caso. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O tumor venéreo transmissível canino é uma neoplasia de caráter contagioso, que tem sua origem etiológica ainda desconhecida. A transmissão geralmente acontece por meio de contato sexual, mas é possível também através de escoriações entre portador e susceptível. Acomete mais frequentemente a mucosa genital de machos e fêmeas da espécie canina, sem predileção por raça ou sexo. O TVT nasal é uma das formas de apresentação extragenital da neoplasia, pode ocorrer de forma primária ou como consequência de metástase de outro sítio primário. O presente relato refere-se a um cão macho, sem raça definida, adulto (5 anos), não domiciliado, que apresenta histórico de resgate recente da rua. O paciente foi levado para atendimento veterinário por apresentar um quadro de disfagia, aumento de volume em plano nasal, dispnéia inspiratória e epistaxe. Foi observado no exame físico um tumor de consistência macia em região de cavidade nasal, indolor, não ulcerado com aparente comprometimento ósseo. Solicitou-se exame citológico da massa tumoral, com colheita pelo método de punção por agulha fina (PAF), obtendo uma amostra de aspecto sanguinolenta. Observando-se uma hipercelularidade de células redondas, individualizadas, com uma alta relação núcleo:citoplasma e nucléolos evidentes com ocasionais figuras mitóticas atípicas. Sendo compatível de TVT com padrão morfológico plasmocitóide.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1495
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_ciceragoretedebarrosaraújo.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.