Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1430
Título: Seleção e implantação de um sistema de gestão financeira para APAE de Serra Talhada
Autor: Almeida Filho, Augusto Alves de
Orientador: Souza, Ellen Polliana Ramos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6593918610781356
Co-orientador : Albuquerque, Hidelberg Oliveira
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0955255065576989
Palavras-chave: Organizações não-governamentais;Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;Tecnologia da informação
Data do documento: 2019
Citação: ALMEIDA FILHO, Augusto Alves de. Seleção e implantação de um sistema de gestão financeira para APAE de Serra Talhada. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: The third sector needs constantly to draw up plans to raise funds and ensure its survival in theshort and long term. However, in most cases, the problem is not directly related to resourceconstraints, but the lack of financial management. It is possible to say that financial managementhas the function of interpreting or establishing objectives, according to available capital, toallocate resources necessary to meet those objectives. Among the organizations of the thirdsector, the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) stands out, which isa network for the promotion and defense of the rights of people with intellectual and multipledisabilities. Nowadays, there are several units spread throughout the national territory, oneof them located in the county of Serra Talhada. In this way, the present work aims to selectand implement a financial management system in the APAE of Serra Talhada. Its financialmanagement is done through the use of spreadsheets, and the management of the organizationunderstands that the tool in use is inadequate and has many limitations. The method was dividedin five steps, they are diagnosis; definition and validation of requirements; comparative analysisof systems; system selection and, finally, the deployment. Therefore, through interviews it waspossible to understand the APAE’s financial management process, as well as to execute themapping of this process. The interviews also allowed to carry out the requirements survey, whichserved as a north in the final selection phase, where follow-up systems of such requirementswere sought as a priority in the control of donations and donors, cash flow and reports foraccountability. During the selection process, several systems were analyzed (Ongfácil, HYB,Any3, Economato, Argus, KAD APAE, Conta Azul and GestãoClick), and Argus was the onethat pleased APAE managers because it met the requirements still allow the management of othermodules, such as health and education for example. Due to lack of time it was not possible tocomplete the implementation of the system and, consequently, it was not possible to carry out theevaluation. It is expected that the system can provide APAE managers better visibility of availableresources and resources needed to sustain their projects, as well as awareness of the limits of theorganization in terms of limits on project implementation. In addition, it is also expected thatthe system will facilitate APAE accountability and provide more transparency, informing thepopulation of the organization’s expenditures and investments, as a way of accounting for thereceipts and presentation of the needs for the continuity of social projects, which aim to includeand assist people with disabilities and who require special attention.
Resumo: O terceiro setor precisa, constantemente, traçar planos para captação de recursos para garantir sua sobrevivência a curto e longo prazo. Porém, na maioria dos casos, o problema não está diretamente relacionado a limitação de recursos, mas a falta da gestão financeira. É possível dizer que a gestão financeira tem como função interpretar ou estabelecer objetivos, de acordo como capital disponível, para então alocar recursos necessários para atender tais objetivos. Dentre as organizações do terceiro setor, destaca-se a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), que é uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente existem várias unidades espalhadas em todo território nacional, estando uma delas localizada no município de Serra Talhada. Sua gestão financeira é feita através do auxílio de planilhas eletrônicas, sendo que a gestão da organização entende que a ferramenta e mutilização é inadequada e possui muitas limitações. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo selecionar e implantar um sistema de gestão financeira na APAE de Serra Talhada. O método foi dividido em cinco etapas, são elas: diagnóstico; definição e validação dos requisitos;análise comparativa dos sistemas; seleção do sistema e, por último, a implantação. Sendo assim,através de entrevistas foi possível compreender o processo de gestão financeira da APAE, assim como realizar o mapeamento deste processo. As entrevistas permitiram também realizar o levantamento de requisitos, que serviu como norte na etapa de seleção, onde foram busca dos sistemas que atendessem tais requisitos que tinham como prioridade o controle de doações e doadores, fluxo de caixa e relatórios para prestação de contas. Durante o processo de seleção,vários sistemas foram analisados (Ongfácil, HYB, Any3, Economato, Argus, KAD APAE, ContaAzul e GestãoClick), sendo que o Argus foi aquele que mais agradou aos gestores da APAE,por atender aos requisitos desejados e ainda permitir a gestão de outros módulos, como saúde eeducação por exemplo. Por falta de tempo não foi possível concluir a implantação do sistema e, consequentemente, não foi possível realizar a avaliação. Mas espera-se que o sistema possa proporcionar aos gestores da APAE uma melhor visibilidade dos recursos disponíveis e dos recursos necessários para sustentabilidade dos seus projetos, assim como consciência dos limites da organização em termos de limites na realização de projetos. Além disso, espera-se também que o sistema facilite a prestação de contas da APAE e proporcione mais transparência, informando a população dos gastos e investimentos da organização, como uma forma de prestar contas dos recebimentos e apresentação das necessidades para continuidade dos projetos sociais, que visam a inclusão e assistencialismo às pessoas portadoras de deficiência e que requerem uma atenção especial.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1430
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_augustoalvesdealmeidafilho.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.