Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1396
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): Terroir do São Francisco Comércio e Indústria de Vinho Ltda - determinação de metodologias de análises microbiológicas para implantação no controle de processo de uma indústria de bebidas
Autor: Silva, Lucas Romeiro da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6600486453546375
Orientador: Santos, André Felipe de Melo Sales
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2607034933775460
Palavras-chave: Bebidas – Indústria;Bebidas - Controle de Qualidade
Data do documento: 29-Jan-2019
Citação: SILVA, Lucas Romeiro da. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): Terroir do São Francisco Comércio e Indústria de Vinho Ltda - determinação de metodologias de análises microbiológicas para implantação no controle de processo de uma indústria de bebidas. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é uma etapa importante na formação de um Engenheiro de Alimentos, sendo muitas vezes, o ponto de entrada no mercado de trabalho do jovem profissional. Este ESO foi realizado na unidade de envase e depósito dos produtos da Indústria Terroir do São Francisco Comércio e Indústria de Vinho LTDA, conhecida popularmente no mercado pelo nome fantasia e comercial de Carreteiro. Atualmente a empresa encontra-se em uma nova fase de sua história, tendo sua produção terceirizada à CIBER (Companhia e Indústria de Bebidas e Representações Ltda), sob o controle de profissionais da qualidade da Terroir do São Francisco. O estágio foi realizado no período entre 18/09/2018 e 20/12/2018, totalizando carga horária de 300 horas. A Carreteiro é uma empresa gaúcha radicada em Pernambuco desde 1988, amplamente reconhecida por sua bebida alcoólica mista, popularmente chamada de Vinho Carreteiro. Além da bebida alcoólica mista, carro chefe da empresa, o mix de produtos da marca conta com o vinho de mesa suave, a cachaça adoçada e diversos tipos de refrigerantes. Foram realizadas 4 atividades durante o período de estágio, iniciando com levantamento de dados do empreendimento, processo e controle de qualidade; análises de controle de qualidade; atividades administrativas e levantamento e determinação dos testes microbiológicos para melhoria do controle de qualidade a produção de refrigerantes. A coleta de dados do empreendimento, do processo e controle de qualidade foi realizada através de uma pesquisa in loco, a partir de observação direta das atividades e processos. A principal atividade consistiu na atuação no controle de qualidade das bebidas, sendo realizadas análises de teor alcoólico (bebidas alcoólicas), teor de acidez e concentração de conservantes (vinho e bebida alcoólica mista) e além da determinação do nível de dissolução de CO2 e sólidos solúveis totais (refrigerantes). Também foram realizadas atividades administrativas paralelamente ao controle de qualidade. Por fim, foram levantadas metodologias de análises microbiológicas mínimas aplicáveis a realidade da empresa e necessárias para o controle de qualidade na produção de refrigerantes da Carreteiro. O ESO mostrou-se uma experiência proveitosa, sendo adquiridos novos conhecimentos e experiências durante o período de realização, deixando ainda uma construção de roteiro de metodologias que podem ser utilizadas na melhoria do controle da qualidade da indústria e na qualidade do produto produzido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1396
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_lucasromeirodasilva.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.