Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1390
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): acompanhamento e controle das boas práticas de fabricação na Asa Indústria e Comércio Ltda - Palmeiron
Autor: Pereira, Éllyda Thamirys de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2619072557322856
Orientador: Ribeiro, Daniele Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1517959077516490
Palavras-chave: Indústria de alimentos;Processo de fabricação;Alimentos - Controle de qualidade
Data do documento: 29-Jan-2019
Citação: PEREIRA, Éllyda Thamirys de Lima. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): acompanhamento e controle das boas práticas de fabricação na Asa Indústria e Comércio Ltda - Palmeiron. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Com o passar dos anos, a necessidade de consumir ganhou maior importância e, por consequência, a de produção também. Dessa forma, houve a criação e o progresso da indústria alimentícia e o desenvolvimento da tecnologia de alimentos. Diante deste fato, o consumidor está cada vez mais exigente, em busca de produtos que atendam as suas expectativas. Assim, as indústrias buscam implementar padrões de qualidade, visando atender as normas legais vigentes, bem como aumentar confiabilidade perante o consumidor e permanecer competitiva no mercado. Nesse contexto, o grupo ASA Indústria e Comércio LTDA, detentora da marca Palmeiron entre outras, busca constantemente implantar e implementar ferramentas da qualidade visando ofertar aos seus clientes produtos de qualidade. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi acompanhar e controlar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) realizadas no período do Estágio Supervisionado Obrigatório, no setor de controle de qualidade na ASA Indústria e Comércio LTDA – Palmeiron, bem como analisar e buscar soluções para as Não Conformidade de Produto em uma linha de atomatado. As atividades desenvolvidas no âmbito do controle de qualidade e das Boas Práticas de Fabricação consistiram em análises físico químicas nos produtos antes e depois de acabados; monitoramento de pH e cloro da água potável; treinamentos de integração e anual de BPF, auditoria interna, dentre outras e, como estudo de caso, aplicação do MASP em uma linha de atomatados para reduzir o percentual de Não Conformidade de Produto. Através da experiência adquirida na gestão da qualidade foi possível atestar a importância das BPF no âmbito da indústria alimentícia, frisando que a qualidade é responsabilidade de todos e, frente ao desafio para conscientizar cada colaborador sobre esta ferramenta, se faz necessário bastante treinamentos e auto disciplina. Quanto ao estudo de caso, foi possível obter uma redução satisfatória no percentual de NCP aplicando ferramentas da qualidade. Por fim, a execução das atividades permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia de alimentos, sendo uma experiência enriquecedora sobre o dia a dia de uma empresa de alimentos e a relação com todos os colaboradores.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1390
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_éllydathamirysdelimapereira.pdf4,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.