Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1345
Título: Acompanhamento das atividades do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (LABIM/UAST)
Autor: Oliveira, Carlos Yure Barbosa de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3825860944561089
Orientador: Dantas, Danielli Matias de Macedo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3422902414863662
Palavras-chave: Biotecnologia;Algas;Programas de estágio
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Carlos Yure Barbosa de. Acompanhamento das atividades do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (LABIM/UAST). 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Resumo: O presente relatório descreve as atividades acompanhadas durante o estágio supervisionado obrigatório realizado no Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (LABIM/UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco –Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST),localizado no município de Serra Talhada-PE, durante o período compreendido de 02 de maio a 11 de julho de 2018.O LABIM foi fundado com os anseios de prospectar o primeiro banco de cepas dulciaquícolas de microalgas do sertão Pernambucano. Com esse propósito, pretendia-se conhecer a diversidade fitoplacntônica dessa região, bem como identificar, isolar e cultivar espécimes para subsidiar pesquisas e atender as demandas locais da região.As atividades cotidianas são realizadas de segunda à sexta, exceto quando existe a obrigatoriedade de cumprir atividades excepcionais, tais como acompanhamento de experimentos.A sala onde as cepas de microalgas são armazenadas é mantida a 20 ºC e as cepas são agitadas uma vez ao dia, de segunda a sexta, essas são mantidas em fotoperíodo integral de aproximadamente 5 000 lux. A repicagem das cepas ocorrem a cada dez dias e mensalmente, é efetuado um novo plaqueamento.As coletas são aperiódicas e objetivas aumentar o acervo do laboratório. O estágio proporcionou uma ampliação dos conhecimentos oriundos de disciplinas teóricas, levando em consideração os aspectos teóricos, que na prática podem ou não ser seguidos.Após a conclusão do estágio é nítida a sua grande importância para a sua formação profissional dos graduandos do curso. Independentemente do local optado para realização deste, o acompanhamento rotineiro é fundamental como um primeiro contato antes do início da carreira profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1345
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Pesca (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_carlosyurebarbosadeoliveira.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.