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Título: Considerações sobre o processo de avaliação externa da leitura no Estado de Pernambuco
Autor: Nascimento, Mariana do Carmo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1779484955947984
Orientador: Silva, Noadia Iris da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
Palavras-chave: Leitura;Avaliação educacional - Pernambuco;Educação e Estado
Data do documento: 2018
Citação: NASCIMENTO, Mariana do Carmo. Considerações sobre o processo de avaliação externa da leitura no Estado de Pernambuco. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Abstract: This study results from a bibliographical research and aims to reflect on public educational policies and the impacts produced by external evaluations in teaching practice, focusing on large -scale assessments in basic education -SAEB and the State Assessment System of Pernambuco -SAEPE, pointing out the implications of these in the everyday of the classroom tothe point of modifying teachers 'practices and their consequences in the students' learning process. However, it is necessary to address the training of teachers and the importance of professional qualification for the application of the evaluation process in order to reach the desired results by the school community.The results of the research suggest that the methodology of these evaluations results in an insignificant procedural and integral development of the student besides generating a climate of teacher accountability for the success or failure of the same, besides a pressure environment so that the student obtains results of excellence in these assessments.
Resumo: Este estudo resulta de uma investigação bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e os impactos produzidos pelas avaliações externas na prática docente tendo como foco as avaliações em larga escala na educação básica –SAEB e o Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco –SAEPE, apontando as implicações destas no cotidiano da sala de aula a fim de modificar as práticas dos professores e as consequências destas no processo de aprendizagem dos alunos. Para tanto, sefez necessário abordar a formação dos professores e a importância da qualificação profissional para a aplicação do processo de avaliação visando o alcance dos resultados desejados pela comunidade escolar. Os resultados da pesquisa sugerem que a metodologia dessas avaliações resulta num insignificante desenvolvimento processual e integral do aluno, além de gerar um clima de responsabilização do professor pelo sucesso ou fracasso do mesmo, além de um ambiente de pressão para que o discente obtenha resultados de excelência nessas avaliações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1294
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