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Título: O projeto ações socioeducativas como estratégia de formação de valores, hábitos e atitudes de crianças e adolescentes
Autor: Silvestre, Stephanie Raphaelle de Carvalho
Orientador: Saraiva, Joseana Maria
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2009197399132834
Co-orientador : Albuquerque, Hortência Cruz de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/4316127961561473
Palavras-chave: Assistência a menores;Serviço social com jovens;Ação social - Avaliação;Extensão universitária
Data do documento: 18-Fev-2019
Citação: SILVESTRE, Stephanie Raphaelle de Carvalho. O projeto ações socioeducativas como estratégia de formação de valores, hábitos e atitudes de crianças e adolescentes. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This study aims to present the results of the evaluation of the activities carried out in the experience of Mandatory Supervised Internship (ESO) - lived in the period from 2015 to 2016 in the project Actions socioeducativas for children and adolescents of Elementary School of the public network of Recife-PE: in complementation of school and family action - and its impact on the integral development of children and adolescents in reducing school dropout and repetition; reduction of violence at school and in the family; formation of healthy eating habits in order to prevent obesity in childhood and adolescence. The path taken to reach these objectives associates activities of research, teaching, intervention, process monitoring and evaluation in order to evidence the impacts of the actions on the index of school performance and on the personal and social formation of the individuals involved in the action. The results show that in line with the project planning, the extension action met the proposed objectives, since it promoted the learning process in the desired aspects and the personal and social development of children and adolescents. In this perspective, the extension, articulated research and both to education, constituted a fundamental activity, not only as a principle, but also as social and educational practice, despite the limitation of financial resources, overcome with the participation of all involved, especially , with the performance of the students of the courses of Home Economics and Consumer Sciences / UFRPE. In this process, the University surpassed its walls and established the relation theory and practice, allowing the author of this study, trainee of the Project, student of the course of Home Economics, to experience the theory-practice relationship through teaching, research and extension, critical and conscious way. In addition, the action has effectively contributed to the promotion of integral development of children and adolescents, including effective impacts on school performance and behavior of the subjects involved.
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação das atividades desenvolvidas na experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - vivenciada no período de 2015 a 2016 no projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife-PE: em complementação à ação da escola e da família - e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes no que se refere à redução da evasão e repetência escolar; redução da violência na escola e na família; formação de hábitos alimentares saudáveis tendo em vista a prevenção da obesidade na infância e na adolescência. O caminho percorrido para atingir esses objetivos associa atividades de pesquisa, ensino, intervenção, monitoramento de processos e avaliação tendo em vista evidenciar os impactos das ações no índice de desempenho escolar e na formação pessoal e social dos sujeitos envolvidos na ação. Os resultados mostram que em sintonia com o planejamento do projeto, a ação de extensão atendeu os objetivos propostos, uma vez que promoveu o processo de aprendizagem nos aspectos pretendidos e o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a extensão, articulada a pesquisa e ambas ao ensino, constituiu-se atividade fundamental, não apenas como princípio, mas também como prática social e educativa, apesar da limitação dos recursos financeiros, superados com a participação de todos os envolvidos, sobretudo, com a atuação dos estudantes dos cursos de Economia Doméstica e de Ciências do Consumo/UFRPE. Nesse processo, a Universidade ultrapassou seus muros e estabeleceu a relação teoria e prática, propiciando à autora deste estudo, estagiária do projeto, estudante do curso de Economia Doméstica, vivenciar a relação teoria-prática através do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma crítica e consciente. Ademais, a ação tem contribuído efetivamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, inclusive com impactos efetivos no rendimento escolar e no comportamento dos sujeitos envolvidos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1159
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